"Gravel and Grit" é um romance independente e a primeira história da série colaborativa de ficção científica com vários autores, Khargals of Duras.
Zaek está perdendo as esperanças depois de esperar séculos pelo resgate, mas finalmente chegou a hora.
O farol de emergência perdido ficou ativo. Tudo o que ele precisa fazer para sair deste planeta maldito chamado Terra é encontrá-lo e chegar ao local de coleta a tempo.
O problema? O farol vem com uma confusa e viciante fêmea terrestre que faz sua glândula de acasalamento inchar, marcando-a como sua verdadeira companheira. Zaek não tem estado perto de um humano que não fugiu de um monstro gritando em um milênio, então como diabos ele deveria convencer esta mulher inteligente, bonita e sarcástica a dar a ele a oportunidade de ganhar seu coração antes que ele perca a chance para sempre?
Mira sempre foi obcecada por todas as coisas estranhas, mas quando uma invade seu laboratório na Área 51, o primeiro contato não sai como ela planejou. Sequestrada e correndo para salvar sua vida com uma gárgula rude que definitivamente não é feita de pedra e tem mais do que sua cota de peculiaridades, Mira descobre que às vezes planos devem ser jogadas pela janela.
Com um time de black ops em seus calcanhares, determinado a matar ou capturar os dois, o tempo está se esgotando e seu romance desastrado não é a única coisa que está em seu caminho para a felicidade.
Mil anos atrás, um grupo de batedores Khargal deixou Duras, apenas para cair em um planeta chamado Terra.
Feridos e em menor número, os Khargals encalhados se esconderam entre efígies de pedra e observaram a lenta evolução dos habitantes primitivos do planeta. Sem meios de retornar a Duras, eles assistiram de seus poleiros sombrios e desapareceram na lenda, tornando-se as gárgulas míticas.
Até hoje. Muito depois de qualquer esperança de resgate ter morrido, o sinal de socorro foi finalmente atendido.
É hora de voltar para casa.